Terça-feira, 25 de Abril de 2017



       Enquanto, em outras universidades, é tradição receber os calouros com o famoso trote, na UFOP os costumes são diferentes, já que o trote convencional não existe. Entretanto, se o calouro (chamado de “bixo” pela comunidade estudantil) decide morar em uma das repúblicas tradicionais de Ouro Preto precisa passa por um período de adaptação conhecido como “batalha de vaga”.
       A batalha de vaga é uma experiência única para quem sabe aproveitá-la com maturidade e comprometimento, não só para a vida acadêmica e convívio republicano, como também para um engrandecimento pessoal do novo estudante.
       Os objetivos da batalha de vaga são inserir o calouro na comunidade e despertar o sentimento de amor e zelo pela casa, e por sua tradição além de sentimentos de companheirismo e cumplicidade com os outros irmãos republicanos.
       A República Tigrada tem como pilares o respeito e a convivência entre estudantes de todos os cursos, o que colabora na formação moral e intelectual do morador e é na batalha de vaga que esses princípios e valores são cultivados.
       Geralmente, a batalha tem duração de um período letivo, o que não impede que o bixo se torne morador com menos tempo se demonstrar que está pronto para representar e defender os interesses da casa.
       Durante a batalha, são avaliados alguns aspectos da personalidade do bixo, como a atitude e a iniciativa no zelo pela casa e suas reações diante dos problemas cotidianos. A convivência e o respeito hierárquico também são importantes e determinantes na batalha.
       É evidente que todas as pessoas são diferentes e possuem suas qualidades e defeitos, entretanto, os valores primados pela casa são aprimorados dia a dia e cada morador busca transmitir experiências úteis para o bixo tomando por base as situações vividas em conjunto.
       Após o período de batalha os moradores da república se reúnem e discutem sobre a permanência do bixo durante a chamada "reunião de escolha". Após a cerimônia, o bixo, se escolhido, passa a ser morador da casa o que é comemorado com muita festa e alegria pela república.