Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017





       A Tigrada foi fundada em 1977 através da luta e persistência de seus primeiros moradores. Hoje, ela se apresenta como uma república consolidada e integrante da história de Ouro Preto. Desde a sua criação até os dias atuais muitos foram os problemas enfrentados por seus moradores, os Tigres. Mas muitas foram as alegrias, as festas e as comemorações ocorridas.
       A Tigrada nasceu da invasão do prédio do Centro de Convergência, em que participaram os Tigres Miguel, Cachú, Cacão, Tião Medonho e Geba. Exceto o Geba, todos os outros eram da Ala 7 e de lá deram início a tudo o que existe hoje.
       Desde o início a Tigrada já se apresentava como um grupo organizado, reivindicando melhorias e se destacando nas iniciativas de limpeza e manutenção, ainda que muitas das vezes a manutenção fosse feita com dinheiro próprio, ou por iniciativa do morador ou através de rateio entre o grupo.
       Nos aspectos organizacionais a Tigrada assume a sua posição de república possuindo critérios próprios de escolha e de convivência entre seus membros, como é o costume em todas as repúblicas federais. No que diz respeito à entrada de novos membros o calouro (comumente chamado de bixo) passa por um período de adaptação, e após esse período é avaliado em uma reunião entre os membros da Tigrada, decidindo-se pela aceitação ou não desta pessoa em concordância com critérios pré-estabelecidos.
       No que diz respeito à convivência, a Tigrada toma e discute todas as suas decisões em grupo, de forma aberta e democrática. Constando em ata todas essas decisões. Todos os Tigres tem direito a voto e a expressar sua opinião. Vale constar que a Tigrada é uma república masculina e a convivência entre seus membros é harmônica.
       Há ainda as festividades. O carnaval, a festa do doze e o aniversário da república fazem parte do calendário fixo das festas. Mas qualquer outro bom evento que ocorra sempre é motivo para comemorar.




Placa de homenageados do Doze de 2000
Placa de Aniversário de 25 anos
Placa de Aniversário de 30 anos
Placa de Inauguração da Nova Sede



   



  

 
h